As Filhas da Mãe

As Filhas da Mãe

Modelo: NOV15406
Disponibilidade: Em Estoque
Preço: R$ 300,00
Autoria: Silvio de Abreu, Alcides Nogueira e Bosco Brasil 
Colaboração: Sandra Louzada 
Direção: Jorge Fernando, Marcelo Travesso e Marcus Alvisi 
Direção geral: Jorge Fernando 
Direção de núcleo: Jorge Fernando 
Período de exibição: 27/08/2001 - 19/01/2002 
Horário: 19h 
Nº de capítulos: 125 
 
 
 
Com uma mistura de farsa e chanchada, a história começa no Rio de Janeiro, na década de 1960, quando são apresentados os personagens Lucinda Maria Barbosa (Fernanda Torres), Fausto Cavalcante (Cláudio Lins) e Arthur Brandão (Henrique Taxman). Fausto e Arthur são dois empresários paulistas, amigos, porém rivais. Lucinda se apaixona por Arthur, mas acaba se casando com Fausto. Após o casamento, ele se revela um cafajeste: impede que Lucinda invista em sua carreira profissional e exige que ela se dedique apenas aos três filhos do casal. No entanto, ela enfrenta o marido e vai trabalhar com um famoso decorador. Um dia, seu patrão tenta agarrá-la, e, para se defender, emourra-o de uma escada. O homem morre em conseqüência da queda. Lucinda pede ajuda a Fausto, que acaba chantageando a mulher. Exige que ela suma do país e nunca mais volte. Sem saída, ela vai para a Europa, deixando os filhos ainda bebês. Fausto conta para a família que Lucinda que Lucinda morrera.

A trama central tem início anos depois, em 2001, em São Paulo, com o misterioso desaparecimento de Fausto (agora Francisco Cuoco), depois de dar um golpe em seus dois sócios, Arthur (agora Raul Cortez) e Manolo Gutierrez (Tony Ramos). A família de Fausto, que estava espalhada pelo mundo, volta ao Brasil para disputar a herança. Lucinda agora é Lulu de Luxemburgo (Fernanda Montenegro), uma diretora de arte internacionalmente conhecida, vencedora de oito Oscar. Mesmo vivendo longe dos filhos, jamais deixou de procurá-los, contratando até mesmo agências de detetives. Interessada em descobrir o que realmente acontecera com Fausto, Lulu volta ao Brasil também disposta a reconstruir a vida em família. As filhas, porém, não sabem que Lulu de Luxemburgo é mãe delas. Tatiana (Andréa Beltrão), sonha em ser diretora de cinema, mas trabalha como vencedora de pipocas; Alessandra (Bete Coelho(, a caçula, deseja ser escritora, mas não consegue se concentrar na literatura, está sempre preocupada com os homens; Ramon fez uma cirurgia para mudar de sexo e volta ao Brasil como Ramona (Cláudia Raia), uma estilista de talento.

Ramona se aproxima de Lulu, mesmo sem desconfiar que ela é sua mãe, enquanto Tatiana e Alessandra só se interessam em disputar a presidência do Resort Jardim do Éden, empreendimento deixado pelo pai. Para isso, as duas têm de enfrentar Adriano Araújo (Thiago Lacerda), afilhado de Fausto e seu braço direito na direção do Resort. O rapaz arma tramóias contra tudo e todos para ocupar o lugar do padrinho. Adriano conta com a ajuda da amante Valentine Ventura (Lavínia Vlasak), noiva de Arthur.

Outra personagem de destaque na novela é Rosalva (Regina Casé), filha bastarda de Fausto. Pernambucana, ela vem com o marido Edimilson (Edson Celulari) e os quatro filhos para o Rio de Janeiro. Rosalva fica viúva nos primeiros capítulos da novela e nem desconfia que o pai depositara milhões de dólares em seu nome, numa conta em Nova York.

No decorrer da novela, o conquistador Leonardo Brandão (Alexandre Borges), filho de Arthur, se apaixona por Ramona e vive um intenso conflito quando descobre que está envolvido com um transexual. Arthur se apaixona por Lulu, fazendo renascer o amor do passado.

Curiosidades: 
- O Ministério da Justiça considerou As filhas da mãe inadequada para o horário das 19h, mas voltou atrás após esclarecimentos da emissora. 
As filhas da mãe teve seu final antecipado em dez semanas, pois os índices de audiência ficaram aquém do esperado pela emissora. Muitos atribuíram o desempenho ao ineditismo da linguagem, calcada nos raps e em uma trama de núcleos descentralizados. Os raps também foram apontados como prejudiciais à venda internacional da novela já que, traduzidos para outros idiomas, perdiam o sentido e a rima. 
- Segundo o diretor Jorge Fernando, a idéia era fazer uma novela não centralizada, com cincositcoms amarradas por um rap, cada uma protagonizada por duas estrelas. Como a novela não alcançou os índices desejados, o que era para ser uma junção de histórias independentes, acabou virando uma história só, alterando o desenho de produção previamente elaborado. 
As filhas da mãe foi o primeiro trabalho de Priscila Fantin e de Bruno Gagliasso em novelas. Ambos tinham trabalhado anteriormente em Malhação
As filhas da mãe foi o segundo trabalho de Regina Casé em novelas. Ela só havia feitoCambalacho (1986), também de Silvio de Abreu, onde viveu a personagem Tina Pepper. 
- Os figurinos de Tatiana e Alessandra viraram roupas de boneca. Em uma parceria da Globo Marcas com a Brinquedos Estrela, os modelitos das irmãs inauguraram o projeto Susi Dramaturgia, com o lançamento de uma cartela de roupas que imitavam os modelos usados pelas personagens. Também foi lançado à época um jogo cartonado, o “Bingo do Manolo”. 
 
 
 
Novela completa em 36 DVDs
 
 
 
Elenco
Alexandre Borges - Leonardo Brandão
Andréa Beltrão  - Tatiana Cavalcante 
Bruno Gagliasso -  Zeca (José Carlos Rocha)
Bete Coelho -  Alessandra Cavalcante 
Cláudia Jimenez  - Dagmar Cerqueira 
Cláudia Ohana  - Aurora (Orora Anarfabeta) 
Cláudia Raia  - Ramona Cavalcante (Ramón Cavalcante) 
Cleyde Yáconis - Gorgo Gutiérrez 
Cristina Pereira - Divina 
Diogo Vilela  - Webster Pereira 
Edson Celulari - Edmilson 
Elias Gleiser  - Seu Dedé 
Flávio Migliaccio - Barnabé 
Francisco Cuoco - Fausto Cavalcante 
Gustavo Falcão - Faísca 
Hilda Rebello  - Dona Geralda 
Jacqueline Laurence  - Margot de Montparnasse 
Joana Medeiros - Milena 
Lavínia Vlasak - Valentine (Valentina Ventura) 
Lulo Valdeck -  Ventura 
Marcelo Barros - Polenta 
Mário Frias  - Diego Gutierrez 
Nelson Freitas - Clóvis 
Patrícia Travassos - Milagros Quintana 
Pedro Garcia Netto - Pedro Rocha 
Priscila Fantin - Joana Rocha 
Raul Cortez - Artur Brandão 
Regina Casé - Rosalva Rocha
Reynaldo Gianecchini - Ricardo Brandão
Samanta Precioso - Érica 
Tony Ramos - Manolo Gutiérrez
Tatiana Alvim - Camila 
Thiago Lacerda  - Adriano Araújo 
Tuca Andrada -  Nicolau 
Virgínia Cavendish - Maria Leopoldina Pereira 
Yoná Magalhães - Violante Ventura 
Ana Beatriz Cisneiros - Amada Rocha 
Felipe Latge - Felipinho (Felipe Augusto Pereira) 
Isabella Cunha 
Fernanda Montenegro como "Lulu de Luxemburgo"Maria Elizabeth Pereira

Fazer um comentário

Seu nome:


Seu comentário: Obs: Não há suporte para o uso de tags HTML.

Avaliação: Ruim            Bom

Digite o código da imagem: