Amor Com Amor Se Paga

Amor Com Amor Se Paga

Modelo: NOV1787
Disponibilidade: Em Estoque
Preço: R$ 15,00

Autor:  Ivani Ribeiro
Direção: Gonzaga Blota
Emissora: Rede Globo
Ano: 1984

 

 

A Trama
Na pequena e fictícia cidade fluminense de Monte Santo, vive Nonô Correia, um homem neurastênico e irritadiço, muitas vezes misterioso, beirando o tragicômico. Ele é um completo pão-duro: tranca a geladeira com cadeados, desliga as lâmpadas algumas vezes por semana e despeja até nos filhos, Tomás e Elisa, e na fiel empregada doméstica, Frosina, sua avareza compulsiva e sórdida - é proibido repetir pratos às refeições. Mas o velho sovina não só está longe de ser pobre como é o homem mais rico da cidade: tem diversos imóveis que aluga, escondendo em sua casa um tesouro que ninguém sabe onde está, nem mesmo os filhos. O único que partilha seu segredo é o amigo Anselmo, um homem que nutre um amor platônico por Elisa, filha do avarento, prometendo um dote (!) ao pai da moça, por exigência deste, a fim de casar-se com ela. Nonô, enfim, é alguém totalmente fora dos padrões normais.

O avesso de Nonô Correia é o Tio Romão, que chega à cidade sem revelar o seu passado a quem quer que seja. A generosidade em pessoa, fala docemente e distribui chazinhos de camomila e bem-me-quer como simples pretexto para conversar com os moradores e lhes dar um pouco de calor humano. Seus chazinhos ficam conhecidos por toda a cidade, mas as pessoas se assustam com suas palavras certeiras. Alguns o consideram um santo, outros, um feiticeiro.

Tomás, filho de Nonô Correia, é um jovem brincalhão que está sempre procurando descobrir o tesouro do pai. Sua irmã, Elisa, é uma moça tímida e insegura que se apaixona por Gustavo, o qual se aproxima da família atraído pela possibilidade de dar um golpe do baú, adulando Nonô. Ele aparece em Monte Santo para tentar a vida e vai morar num quarto na casa de Judite. Inquilina do velhote, Judite fornece salgadinhos ao armazém de Tito, comerciante, acadêmico de direito e político, e Santusa, um casal com o relacionamento em crise devido ao ciúme doentio e à parca instrução desta.

Mesmo assim, Tito consegue eleger-se prefeito.

A sobrinha de Nonô, Maria da Graça, é uma americanófila que só gosta de ser chamada de Grace. Dona de uma loja de importados, Grace é viúva e feminista, preocupada com o casamento da sua filha, Rosemary, com João Paulo, filho do conservador e machista Bruno, proprietário de uma empresa de exportação, apesar de marcadamente xenófobo. Até vinhos, o empresário só os bebe nacionais. O ex-seminarista Johnny, como é chamado pela noiva, se aborrece com os constantes desentendimentos entre o pai e a futura sogra. Os dois intransigentes viúvos têm gostos e opiniões totalmente diferentes, além de temperamentos igualmente difíceis. Seus filhos se amam, porém têm que contornar os problemas causados pela complicada relação dos sogros. Basta ambos estarem frente a frente para, por exemplo, Bruno sentir gastrite, e Grace, urticária, se bem ambos terminem juntos a novela.

O dr. Vinícius é um médico sempre preocupado com o bem-estar de seus pacientes, só cobrando as consultas a quem pode pagar-lhas. Por isso é incompreendido pela mulher, Helena, que está invariavelmente reclamando do orçamento apertado. O casal tem três filhos: Mariana, moça simples, namorada de Tomás e filha de criação do casal; Isabel, a menina invejosa que está sempre de olho no namorado da irmã; e Renato, um rapaz de caráter duvidoso, acadêmico de medicina que mora com a tia rica, Rute (que não aparece na novela, sendo apenas citada), em Belo Horizonte, indo passar em Monte Santo as férias.

O prefeito da cidade é Antônio Barreto, demagogo que envolve as pessoas com seu ar generoso e bom, apenas com intenções de aumentar o seu eleitorado. Ao ficar viúvo, Barreto envolve-se com uma amiga de Grace, Sílvia, a qual sonha em ser a primeira-dama, mas nem imagina que vai ter de enfrentar Camilinha, a caçula do prefeito, uma verdadeira peste que passa a atormentar a vida da potencial madrasta.

O conflito maior que envolve esses personagens se dá quando Nonô Correia resolve cortejar a jovem Mariana, a qual se vê obrigada a aceitar a proposta de casamento, já que a mulher do "Tio Patinhas", como Nonô é depreciativamente chamado na cidade, falecera devido a um erro de Vinícius. É quando Tomás passa a disputar silenciosamente com o pai o amor de Mariana. O rude avarento torna-se mais doce e sensível ao passar a criar o órfão Zezinho, sobrinho de Tito e Santusa, um menino alegre, estudioso e encantador que amolece o coração do velho com o laço afetivo que nasce entre os dois.

Em meio a todas as histórias, Nonô, Grace, Bruno, Mariana e Tomás veem que, realmente, amor com amor se paga, com direito ao chá de camomila e bem-me-quer do Tio Romão.

 

Penúltimo e Último Capítulo em 1 DVD

 

 

Elenco
Adriano Reys – Vinícius
Ana Ariel – Leonor
Andrea Avancini – funcionária da prefeitura
Arlene Alves – Francisca
Arlete Salles – Sílvia
Ary Fontoura – Nono Corrêa
Berta Loran – Frosina
Beatriz Lyra – Helena
Bia Nunes – Elisa
Caíque Ferreira – Gustavo
Carlos Eduardo Dolabella – Bruno
Carlos Kroeber – Anselmo
Chica Xavier – Judite
Cláudia Costa
Cláudia Freire – Irene
Claudia Ohana – Mariana
Darcy de Souza – Duvige
Edson Celulari – Tomaz
Egon Aszam – Carlito
Enock Batista – funcionário do escritório Bruno
Fernando Torres – Tio Romão
Flávio Galvão – Tito
Giovanna Pieck – Camilinha
Graziela di Laurentis – Dóris
Hilda Reis - Marilyn
Hugo Gross – Cacá
José Carlos Sanches – Edu
Julia Lemmertz – Ângela
Lajar Muzuris – Tonicão
Marika Lannes
Mário Cardoso – Roger
Marilka Lannes – Arlete
Matheus Carriere – Johnny (João Paulo)
Mayara Magri – Rosemery
Miguel Falabella – Renato
Milton Moraes – Barreto
Narjara Turetta – Bel
Oberdan Junior – Zezinho
Paulo César Grande – Sérgio
Paulo Gonçalves – Padre Inácio
Vera Gimenez – Zélia (participação especial)
Yaçanã Martins – Magali
Yoná Magalhães – Grace (Maria das Graças)
Wanda Stefânia – Santusa
Wanda Kosmo – Elvira

Fazer um comentário

Seu nome:


Seu comentário: Obs: Não há suporte para o uso de tags HTML.

Avaliação: Ruim            Bom

Digite o código da imagem: