A Arte Gótica

A Arte Gótica

Modelo: DOC309171
Disponibilidade: Em Estoque
Preço: R$ 30,00

O termo "Gótico" carrega um peso histórico há séculos. Criado como depreciativo para as obras bárbaras e primitivas da era medieval, hoje significa muito mais do que arcos pontiagudos e as intrincadas filigranas que adornam a arquitetura eclesiástica de mesmo nome. Em meados do século 18 e durante o Iluminismo, o Horror Gótico surgiu na cultura dominante, na literatura, nos filmes e na poesia, sempre utilizado como meio exploratório deste gênero sombrio. Até mesmo as histórias para crianças não escaparam do domínio gótico - vide Irmãos Grimm - com seus contos circunspectos de criaturas míticas e maldições sinistras, utilizadas para estabelecer ensinamentos morais e alertar os inocentes infantes.

 


EPISÓDIO 1
Liberdade, Diversidade e Depravação

Em meados do século 18, uma coisa surpreendente aconteceu na Inglaterra. Em plena era do Iluminismo e da Razão nascia uma aberração: uma obsessão por monstros, duendes, fantasmas e coisas que povoam a noite. De um início restrito à aristocracia até os excessos pornográficos, o reflorescimento da Arte Gótica veio para influenciar a arte, a arquitetura e a literatura.

 

EPISÓDIO 2
A Cidade e a Alma

À medida que a Revolução Industrial prometia mais maravilhas de um mundo moderno, a arte Gótica e a literatura caminhavam em direções opostas. Em seu romance Frankenstein, Mary Shelley alertava para os perigos da ciência ficar sem controle enquanto Sir Giles Gilbert Scott usava a arquitetura Gótica para imortalizar heróis medievais. Ao mesmo tempo, poetas entregavam-se às drogas alucinógenas para atingir novas latitudes góticas. Como isso iria terminar?

 

EPISÓDIO 3
Sangue à Venda

A fantasia de horror gótico seria superada pelo horror real conforme a verdade da mecanização da vida se revelava no inocente mundo de 1914. A linguagem do Gótico crescentemente abrangia os horrores do século 20: a análise vampiresca do capitalismo por Karl Marx, a visão sombria do imperialismo de Conrad e a poesia de TS Eliot em A Terra Inútil. Narrativas góticas que pareciam fazer mais sentido no mundo moderno do que em qualquer outra época.

 


Título Original: The Art of Gothic: Britain's Midnight Hour 
Gênero: Documentário
Diretor: Ian Leese | Paul Tickell
Duração: 50 minutos por episódio
Ano de Lançamento: 2014
País de Origem: Inglaterra
Idioma do Áudio: Inglês
Legendas: Português
Mídias: 3 DVDs

Fazer um comentário

Seu nome:


Seu comentário: Obs: Não há suporte para o uso de tags HTML.

Avaliação: Ruim            Bom

Digite o código da imagem: