As Aventuras de Pinóquio

As Aventuras de Pinóquio

Modelo: DS14181
Disponibilidade: Em Estoque

Preço: R$ 79,99

Brasil : Pinóquio
Japonês : Kashi no Ki Mockku
Inglês : Mock, the Oak tree
Espanhol : Pinnochio ou Piccolino
Ano : 1972
Produção : Toei Animation
Números de episódios : 52
País: Japão
Áudio: Português
Mídias: 8 DVDs


O  anime baseado no conto Pinóquio de Carlo Collodi, Diferente do tom mais claro, e mais alegre da versão da Disney e da versão da Nippon Animation Piccolino no Bōken, essa série tem um distinto tema entristecedor, e mais escuro, e interpreta o personagem principal, Pinóquio (Mokku), sofrendo de constante abuso físico e psicológico e acidentes grotescos.


A Trama
Essa versão mostra a história de um boneco/marionete de madeira extremamente crédulo, ingênuo e moralmente confuso trazido á vida por uma mística fada de cabelo azul turquesa. Pinóquio (Mokku) é caracterizado por ter várias falhas de caráter das quais ele deve aprender á superar em ordem de ser digno á ser concedido á humanidade. Algumas dessas falhas de caráter incluem egoísmo, grosseria, insensibilidade, indolência, obstinação, excesso de confiança, auto-piedade, estupidez, desobediência, mentira compulsiva, arrogância, cobiça, covardia, imprudência, crueldade, tolice e uma incapacidade de aprender com os erros.[2]

Por exemplo durante o quinto episódio, 'O Que é um Coração?', Pinóquio verdadeiramente recorreu á tentar cometer assassinato para adquirir um coração de uma criança porque ele pensava que isso iria ajudá-lo a se tornar um menino de verdade. No décimo episódio, 'A Riqueza Não é Tudo', Pinóquio é energicamente adotado por um fidalgo e se torna um príncipe, no qual ele se torna tão corrupto com a riqueza e os privilégios que ele se torna extremamente rude e agressivo com seus servos e encarrega sobre as propriedades de seu pai adotivo para uma ida á cavalo, atropelando aleatoriamente qualquer pessoa que fique em seu caminho, enquanto ri do terror, indignidade e perigo infligido aos outros para seu divertimento pessoal. Pinóquio é obviamente punido severamente pela fada azul por seus atos de absoluto egoísmo do qual faz de seu nariz uma pequena árvore. Pinóquio é consequentemente repudiado e expulso pelado na selva por seu pai adotivo que não consegue parar de rir dele como ele é arrastado chorando em vão e misericórdia. O episódio acaba com Pinóquio desamparado chorando amargamente enquanto ele apalpa entre os espinheiros rasteiros envolta do castelo, nu e com frio porque seu ex-pai adotivo tinha levado sua cara vestimenta. Existem claros arranhões gravados ilustrados na madeira de seu corpo pela vegetação ambiente. Na sequela do episódio é visto Pinóquio transformado numa pequena árvore com um rosto e com raízes fixadas profundamente no solo para que ele não consiga mais se mexer. Ele é eventualmente encontrado por um lenhador que o corta e o vende como uma inovadora árvore cantante. No último episódio ele é até mesmo baleado.

Durante a série inteira Pinóquio (Mokku), parcialmente devido á sua delinquência e desobediência, deve sofrer outras provações dispendiosas de sofrimento e dor das quais ele é continuamente atormentado, perseguido, zombado, amedrontado, castigado, atacado, pegado, humilhado, enganado, ridicularizado, ostracizado, batido, oprimido e submetido á tratamentos degradantes e desumanos. Sua simples representação da austera realidade da qual seria como estar literalmente crescendo num mundo de perigo e sofrimento, faz disso outro bom exemplo das tradicionais histórias japonesas, das quais ensinam observância moral através de difícil resistência.

O cenário cultural desses episódios parece sugerir uma região alpina durante a metade até o final do século 19, apenas com um tema mítico adicionado do qual inclui criaturas como vampiros, fadas, bruxas, dragões, demônios e sereias como também animais falantes e sem mencionar é claro um boneco vivo. Tais cenários podem incluir países como a Suiça, Austro-Hungria ou até mesmos os Estados Papais ou as regiões alpinas do norte da Itália.


OBSERVAÇÕES:
Trata-se da segunda dublagem feita no Brasil
A Série possui 52 episódios, mas esta coleção tem os 33 episódios relacionados abaixo.

 

Volume 1
O Presente da Vida
Sonho de Marionete
Armadilha de Rato
Uma Questão de Confiança

Volume 2
Aprendendo a não Errar
Cada Macaco no Seu Galho
O Irmão do Pinóquio
A Riqueza não é Tudo

Volume 3
O Tesouro da Ilha Utopia
A Fórmula da Felicidade
A Árvore de Dinheiro
O Encanto da Sereia

Volume 4
O Protetor dos Brinquedos
O Emissário dos Deuses
O Guardião do Faraó
A Princesa e o Dragão

Volume 5
Pinóquio e os Piratas
A Serpente de Três Cabeças
Desejo de Voar
O Lago Mágico


Volume 6
Pobre Boneco Rico
Uma Prova de Coragem
Peripécias de um Balão
Fome de Liberdade

Volume 7
O Espírito do Mal
O Homem dos Sonhos
A Fortaleza da Destruição
Perigo na Neve

Volume 8
Avalanche
Um Pinóqio Vale por Muitos
A Ilha do Diabo
A Terra do Prazer
O Anel Mágico

 

 

Fazer um comentário

Seu nome:


Seu comentário: Obs: Não há suporte para o uso de tags HTML.

Avaliação: Ruim            Bom

Digite o código da imagem: